Construção Go3 – Normas de Campo
1 – Uniformização «[…] visto que a honra do Grupo anda ligada ao lenço, deves ter muito cuidado em o conservar limpo e decente.[…] O uso correto do uniforme e o aprumo da apresentação de cada escuteiro faz dele um motivo de crédito para a nossa obra. […] Pelo contrário, um escuteiro desleixado e mal vestido pode desacreditar toda a organização aos olhos do público. […]» in Palestra de Bivaque nº 3, Escutismo para Rapazes; B.P.
O uniforme é para ser utilizado com respeito e aprumo. Os participantes terão de chegar a campo devidamente uniformizados (uniforme base) com chapéu/beret (modelos oficiais), camisa, lenço, calções/saia, meias, jarreteiras e botas tipo montanhismo ou calçado desportivo. O uniforme supra referido deve ser utilizado nos seguintes momentos: cerimónia de abertura, Eucaristia de domingo, cerimónia de encerramento, bem como no jogo de cidade. No raid e nas oficinas, os participantes deverão utilizar o uniforme de campo/manobra, isto é, calções/saia, meias, jarreteiras e calçado confortável e indicado para caminhadas (botas de montanhismo), t-shirt dos scouts e sweatshirt dos scouts. É estritamente proibido andar em tronco nu e de camisolas de alças. É obrigatório tomar banho de fato-de-banho. Os participantes e adultos devem fazer-se acompanhar, sempre, pelo Guia de Campo, o qual deverá ser utilizado na bolsa entregue, para o efeito, no check-in e é indispensável para as saídas e entradas em campo.
2 – Campo da Colónia «O terreno deve sempre ter-se limpo e arrumado, não só […] para afugentar as moscas, mas também porque os escuteiros, acampados ou não, praticam sempre o alinho por hábito. […] Não sendo arrumados […] no campo, não passareis de «pata-tenras». […] O escuteiro precisa de ter a tenda, cama e quarto bem arrumados […].» in Palestra de Bivaque nº 9, Escutismo para Rapazes; B.P. Áreas obrigatórias por Colónia: i) Área de dormir – géneros separados; ii) Área de cozinha – instalação de fogões a gás (bilhas com máximo 3kg), lavatórios, mesa e despensa; iii) Área de arrumos – arrumação de material coletivo e material de equipa/equipagem; Cada Colónia terá as seguintes construções:
O Portal: i) única porta de entrada na Colónia; ii) deverá constituir-se como o primeiro elemento de segurança da Colónia; iii) terá que dispor de elementos decorativos que identifiquem a Colónia, como o código (nome) da sua peregrinação, as equipas que a constituem e a identificação do Conselho de Anciãos e dos seus membros (nome + contacto); iv) espaço destinado à publicação das decisões do Conselho de Anciãos. Arena: i) espaço no interior da Colónia para comportar todos os seus membros, assim como os membros do Conselho de Anciãos; ii) destinado a atividades de carácter social e de trabalho da Colónia; iii) deve espelhar a mística e as tradições da Colónia e ser representativa do seu orgulho. Cozinha: deverá existir,por equipa, uma cozinha e uma despensa. Esta cozinha poderá ser comunitária, ou seja, poderá ser uma construção comum a toda a Colónia, sendo, no entanto, obrigatório que cada equipa tenha o seu espaço para confecionar as refeições. Obrigatória a existência de um espaço de separação de lixo, o qual deverá existir por Equipa.
É estritamente proibido lavar a louça fora dos pontos indicados para o efeito. O campo deverá manter-se limpo e arrumado durante toda atividade. Os campos serão sujeitos a inspeção, a qual será considerada para efeitos de pontuação. A alimentação das equipas e do seu animador acompanhante deve ser assegurada com as compras efetuadas no supermercado de campo, sendo o cartão de equipa entregue no check-in, e cujo funcionamento se rege pelas normas do presente regulamento.
3 – Abastecimentos Utilização do cartão Pingo Doce: Cada equipa receberá, no check in, o seu cartão Pingo Doce. Os cartões são da equipa e são intransmissíveis, sendo para uso exclusivo na Go3; No cartão Pingo Doce está o valor necessário para a alimentação da Equipa e do seu dirigente acompanhante; Os elementos das equipas serão informados, no ato do check in, do valor existente no cartão, para que possam controlar os seus gastos; Cada equipa deve fazer as suas compras no supermercado durante o horário estabelecido para a sua Colónia; A caixa do supermercado dá o valor total das compras e terão que juntar esses talões para descontar ao valor inicial do cartão, de modo a poderem apurar o saldo e gerir a economia da equipa; Nas compras, a equipa pode comprar qualquer produto existente para venda; é da inteira responsabilidade dos pioneiros a aquisição de bens supérfluos e de consumo pessoal em detrimento dos bens necessários à preparação da ementa diária da equipa; O animador da equipa deve acompanhar e apoiar, na medida do que achar conveniente, o manuseamento do cartão e respetivo processo de compra; Em caso de perda do cartão, a equipa deve comunicar, de imediato, o sucedido ao Chefe de Colónia e este à Equipa da Logística, para que se consiga encontrar uma solução mais rápida e eficaz (neste caso é obrigatório que tenham em sua posse os talões dos bens já comprados em supermercado); A solução para a perda do cartão pode não ser imediata.
Utilização do Supermercado: Com o cartão da equipa devem comprar o que está relacionado com as ementas do acampamento; As demais compras feitas no supermercado serão feitas com cartão multibanco ou dinheiro pessoal; Todos os que estão em campo podem usar o supermercado.
Os Horários dos Abastecimentos são os seguintes:
4 – Silêncio «No acampamento lembrai-vos da importância do descanso e da necessidade de dormir bem.» in Palestra de Bivaque nº 17, Escutismo para Rapazes; B.P. A hora de silêncio encontra-se prevista no horário de campo.
5 – Honra «Nos tempos antigos, os cavaleiros eram os verdadeiros escuteiros […] eram incapazes de praticar uma ação desonrosa, como mentir ou roubar. Preferiam morrer a fazê-lo.» in Palestra de Bivaque nº 2, Escutismo para Rapazes; B.P.
Todos os participantes deverão encarar todas as atividades com honra, lealdade e boa disposição de espírito. A infração às regras de cada uma das atividades, designadamente no raid será avaliada e considerada para efeitos de pontuação. As dormidas na Colónia deverão ser realizadas por equipa, divididas por gênero. Situações pontuais serão solucionadas pelo Chefe de Colónia. É proibida a venda de produtos com o logo oficial da Go3, excepto no espaço de venda autorizada que existirá na arena de campo.
6 – Fumo «Todo o escuteiro conhece a sua lei. Mas essa lei tem um artigo suplementar que não está escrito, mas que todo o escuteiro compreende. É o seguinte: «O escuteiro não é parvo», e é por isso que os escuteiros não fumam […]» in Palestra de Bivaque nº 18, Escutismo para Rapazes; B.P. Não será permitido, em lugar algum, aos pioneiros fumar. Os adultos presentes em campo só poderão fumar nos locais indicados para o efeito.
7 – Álcool «Há sujeitos que bebem pelo prazer de se sentirem meio embrutecidos, mas são parvos, porque uma vez que se habituem a beber, não há patrão que neles confie, e não tardam a ficar sem trabalho e facilmente adoecem. A embriaguez não tem nada de varonil. Logo que um homem se entrega a bebida, arruína a saúde, a carreira e a felicidade, tanto sua como da família. Esta doença tem só uma cura que é: não a contrair.» in Palestra de Bivaque nº 18, Escutismo para Rapazes; B.P. É proibido o consumo de qualquer tipo de bebidas alcoólicas pelos pioneiros, sendo o consumo por parte de adultos regulado nas condições e locais indicados pela chefia de campo. Serão desclassificadas as equipas cujos elementos ou adulto responsável forem encontrados em estados de embriaguez. Caso tal situação se verifique, o adulto responsável, bem como a correspondente equipa serão convidados a abandonar o acampamento.
8 – Fogo «Antes de fazer lume imitai o sertanejo, que limpa o local de toda a erva, folhas secas, mato, urze, etc., para evitar que o fogo alastre aos prados e aos bosques vizinhos. Jovens inexperientes têm causado incêndios terríveis no mato, a brincar com fogueiras, a que chamam fogos de bivaque. Para evitar o perigo de incêndio da erva, tende à mão tamos, ou sacos velhos, para o apagardes.» in Palestra de Bivaque nº 9, Escutismo para Rapazes; B.P. Não é permitido fazer fogo em campo.
9 – Penalizações
O incumprimento do regulamento de campo está sujeito a penalizações na pontuação. Penalizações extras poderão ser decididas pela chefia de campo, desde que fundamentadas junto das equipas/pioneiros. Em casos muito graves, os participantes poderão ser excluídos da atividade se o seu comportamento colocar em causa o regular funcionamento da Go3.
10 – Recursos Adultos «O êxito na educação do rapaz depende em grande parte do próprio exemplo pessoal do Chefe-Escuta. É fácil vir a ser o herói, bem como o irmão mais velho do rapaz. Nós temos, ao tornarmo-nos adultos, a tendência para esquecer o fundo de culto dos heróis que existe no rapaz» . in Auxiliar do Chefe de Escuta, Baden-Powell. Cada Colónia terá um Chefe de Colónia e um Adjunto, escolhido por aquele, que serão responsáveis por acompanhar o desenvolvimento das atividades, dos Conselhos de Anciões e que representam a colónia no Conselho Colonial. Apenas o Chefe de Colónia e Adjunto pernoitam no campo da Colónia. Os restantes animadores inscritos serão alocados a diversas áreas de suporte às atividades. Os restantes animadores inscritos pernoitarão no campo do staff, mas realizarão as suas refeições e outros momentos de acompanhamento, como oração, com a sua Equipa de Pioneiros. O incumprimento do regulamento por parte dos adultos, designadamente a ausência nos serviços para os quais se encontram escalados durante à atividade, acarretará penalizações para as Equipas que acompanham..
11 – Casos omissos Os casos omissos ao regulamento serão tratados pela chefia de campo.
As coisas que dependem de ti: Cumprir com os artigos da Lei do Escuta, bem como com os princípios. Cumprir com as regras existentes neste regulamento. Cumprir os horários. Cuidado com a tua saúde: bebe muita água, protege-te do sol, do frio e da chuva, não consumas alimentos que sabes que não estiveram conservados nas melhores condições. Situações de baixa gravidade (ex: pequenos cortes, feridas, etc) devem primeiro ser tratadas junto do socorrista a Equipa, só em casos mais graves é que deves dirigir-te ao posto de saúde da Go3.
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