Regulamento


CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

Regulamento da Atividade Nacional de Pioneiros/Marinheiros 2016

Go3

Artigo 1º

(Enquadramento, Definição e Finalidade, Objetivos)

1.     Enquadramento

A Atividade Nacional de Pioneiros e Marinheiros - Go3 (ou apenas Go3) surgiu como uma oportunidade para reforçar a identidade da III Secção do CNE e do seu projeto educativo. Procura-se, através do lançamento de uma dinâmica nacional, causar um efeito multiplicador e referencial para a vivência local da secção, dando destaque a uma efetiva implementação do método escutista, mas utilizando-o para introduzir novas dimensões na vivência escutista dos pioneiros e marinheiros, que respondam às exigências socioeconómicas, culturais, educativas, espirituais, políticas e de bem-estar que são impostas, desafiam ou são propostas aos jovens desta faixa etária, nesta geração (1998 – 2019).

2.     Definição e apresentação

a.  O CNE, através da Secretaria Nacional Pedagógica, organiza a Go3 no ano escutista 2015/2016, a qual terá a sua fase presencial e nacional de 19 a 23 de março de 2016.

b.  Na Go3 desafiam-se os Pioneiros/Marinheiros a viver um empreendimento anual em Equipa/Equipagem, que agregados em pequenos grupos irão formar Colónias, ao longo de três grandes momentos:

1º Peregrinação

2º Construção

3º Esperança

3.     Objetivos:

a. Proporcionar uma vivência em Equipa/Equipagem e em comunidade/frota de modo a criar oportunidades para coexistirem em sintonia com a natureza, procurando o crescimento pessoal;

b. Responsabilizar as Equipas/Equipagens na gestão da vida em campo, por forma a promover oportunidades educativas relacionadas com a liderança, responsabilização e gestão de tempo;

c. Desenvolver a criatividade e espírito crítico dos jovens, através de atividades realizadas ao longo de toda a Go3;

d. Desenvolver competências e conhecimentos relacionados com a cidadania e o sentido comunitário, através da participação e promoção de atividades de cariz social e comunitário;

e. Proporcionar um projecto aliciante em que o desafio, a aventura e a natureza sejam presença efetiva no programa e adequadas a cada jovem;

f.  Contribuir para o crescimento espiritual através do desprendimento aos bens materiais e no contato com a natureza;

g. Criar uma estrutura inovadora de um acampamento sustentável, designadamente na gestão de recursos económicos, ambientais e materiais, promovendo uma verdadeira consciência ambiental nos jovens, capaz de provocar uma mudança de atitude(s).

Artigo 2º

(Organização, Projeto Educativo)

1.   A responsabilidade de organização da atividade é da estrutura nacional do CNE, que através da Secretaria Nacional Pedagógica delega numa Equipa Projeto - “Equipa Go3” a sua organização, constituída por Dirigentes e Caminheiros de várias proveniências no CNE.

2. O desenvolvimento do Projeto Educativo da Go3 implicará três momentos para as Equipas/Equipagens:

1º - Peregrinação (Enriquecimento) - decorre desde o momento em que a Equipa/Equipagem se inscreve na Go3 até à entrada no Acampamento. Engloba a inscrição e o pagamento, bem como o enriquecimento do projeto educativo.

●      Adesão - inscrição por Equipa/Equipagem (4 a 8 elementos) de 09 a 29 de novembro de 2015 e que deverá ser feita pelo SIIE (Sistema Integrado de Informação Escutista);

●   Seleção - cada Equipa/Equipagem terá 20 dias, a contar da sua Adesão, para responder aos requisitos exigidos pela Equipa Go3 (CHAVE); neste prazo também terá de efetuar o 1º pagamento;

●      Confirmação - após a divulgação das listas das equipas/equipagens ordenadas pela sua pontuação em 02 de janeiro de 2016, estas terão de efetuar o pagamento final até ao dia 22 de janeiro de 2016, confirmando a sua participação na Construção;

2º - Construção (Acampamento) - decorre de 19 a 23 de março de 2016, na Região de Setúbal, em local a designar.

3º - Esperança (Projeto Comunitário) - deverá decorrer entre 24 de março de 2016 e o final do ano escutista da Equipa/Equipagem, no máximo até 30 de setembro de 2016 e pressupõe a realização de um projeto comunitário da Equipa/Equipagem na sua comunidade local, bem como a avaliação e celebração da participação na Go3.

A vivência deste terceiro momento pressupõe:

a. Definição e Apresentação: escolher, definir e apresentar à organização da Go3, com eventual participação das estruturas regionais/núcleo, através dos canais de comunicação, o projeto comunitário da Equipa/Equipagem, após aval do Conselho de Guias/Mestres da Comunidade/Frota, numa das seguintes áreas temáticas: Ambiente, Apoio Social, Apostolado, Cultura, Educação, Património, Saúde.

b.  Realização: realizar o projeto em Equipa/Equipagem;

c.  Avaliação: apresentação de um relatório que demonstre a vivência de todas as fases do projeto, a sua importância e impacto na comunidade local, pelos destinatários do mesmo, e uma avaliação da Equipa/Equipagem, numa perspetiva de mais-valia para o crescimento dos seus membros e desenvolvimento do seu progresso pessoal. Deverá ser prevista uma apresentação e celebração com a restante comunidade e/ou o Agrupamento de toda a participação na Go3.

Artigo 3º

(Participação)

1.  Todos os participantes têm obrigatoriamente de estar inscritos no SIIE (Sistema Integrado de Informação Escutista), com o respetivo prémio de seguro pago e ficha de saúde em dia até ao momento das inscrições definitivas, podendo posteriormente ser atualizada, em caso de necessidade médica.

2. Poderão participar na Go3, através de Equipas/Equipagens, mesmo que de diferentes Agrupamentos, todos os Pioneiros/Marinheiros, com a investidura realizada à data da realização do Acampamento (Construção), dispostos a assumir o compromisso de viver em pleno o projeto educativo proposto.

3.   Os adultos poderão participar na Go3 numa das seguintes formas:

a. Animador acompanhante: Inscrição com a Equipa/Equipagem para todas as fases da atividade, de acordo com o critério de 1 animador (dirigente ou noviço a dirigente) por cada Equipa/Equipagem;

b. Serviços de Apoio: Para prestar apoio às atividades da Go3 de acordo com as necessidades e orientações, bem como mediante a solicitação da Equipa Go3.

4.    O número máximo de Equipas/Equipagens permitidas na Go3 é de 200 na fase da Construção (Acampamento).

5.   As Equipas/Equipagens que não participarem no Construção (Acampamento), por não terem obtido a necessária classificação ou por desistência, podem ainda participar na Esperança (Projeto Comunitário) definido no artigo 2.º.


6.   A participação dos adultos na atividade pressupõe ainda a presença obrigatória num encontro de preparação, a realizar, após a confirmação do pagamento por parte das Equipas/Equipagens.


7.   Para participar na Go3 os Pioneiros/Marinheiros e os adultos participantes deverão respeitar o previsto neste regulamento.

Artigo 4º

(Inscrição, Custo de participação)

1.  A inscrição dos Pioneiros/Marinheiros é feita por Comunidade/Frota e por sua vez em  Equipa/Equipagem em site próprio, a divulgar pelos canais de comunicação oficiais referidos nas  Disposições Finais.

2.   As inscrições estarão abertas de 9 a 29 de novembro de 2015, através do preenchimento de formulário que contêm a indicação do nome da Equipa/Equipagem, do NIN e nome e todos os elementos, contactos (telefone e email) do Guia/Mestre e do Sub-Guia/Contra-Mestre e a identificação do agrupamento e da região/núcleo, via SIIE com o preenchimento obrigatório destes dados.

3.     O custo de participação para todos os Pioneiros/Marinheiros será de 60 (sessenta) euros a pagar em duas prestações:

a.   1ª Prestação: 10 (dez) euros por cada participante a pagar com a Seleção, ou seja nos 20 dias após a adesão e em simultâneo com a resposta aos requisitos exigidos pela Equipa Go3 (29 de Novembro a 19 Dezembro);


b.   2ª Prestação: 50 (cinquenta) euros por cada participante a pagar nos 20 dias após a divulgação da lista de participação de 02 a 22 de janeiro de 2016.

4. Será devolvido o valor de 8 (oito) euros da 1.ª prestação, descontado o valor relativo aos distintivos atribuídos (1.º e/ou 3.º Momentos), até ao final do ano escutista, às Equipas/Equipagens que não forem selecionadas;

5. O não pagamento da 2ª prestação dentro do prazo estabelecido pode implicar a não participação da Equipa/Equipagem e a designação de outra que se encontre imediatamente a seguir no ranking de classificação/graduação.

6.   O modo de pagamento será indicado à Equipa/Equipagem no momento da Seleção.

7.  Em caso de impossibilidade de participação de Equipa/Equipagem, pelos motivos referidos na alínea anterior, o valor da primeira prestação só será devolvido se a mesma chegar a ser substituída.

8.  Os Animadores acompanhantes terão um pagamento único de 60 (sessenta) Euros, a realizar juntamente com o pagamento da 2ª prestação da Equipa/Equipagem.

Artigo 5º

(Disposições Finais)

1. Todas as questões, em matéria disciplinar, serão resolvidas com base no Regulamento de Justiça do CNE e segundo o Método Escutista, cabendo a sua resolução, em última instância, à Equipa Go3.

2. A Go3 será promovida e divulgada em www.go3.escutismo.pt e em www.facebook.com/cnego3, entre outros meios, onde estará toda a documentação e informação da Go3.

3. No acampamento, o uso do uniforme completo é usado à entrada de campo, celebração da Eucaristia e na saída de campo, os demais momentos em campo aconselha-se uniforme de campo/manobra. Nas saídas de campo e jogos de cidade/vila, devem utilizar a t-shirt de campo.

4. Ao inscreverem-se na Go3, os participantes, através dos seus representantes legais,     dão consentimento a que lhes tirem fotografias e sejam feitas imagens de vídeo que podem     vir ser utilizadas, em todos os tipos de suporte de comunicação do Corpo Nacional de Escutas.

     5.  As situações omissas neste Regulamento serão resolvidas por decisão da Equipa Go3,                 com base no Regulamento Geral do CNE e à luz da Lei do Escuta.

#cnego3